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Deus "visita os pecados dos pais nos filhos"?

Deus "visita os pecados dos pais nos filhos"?


Às vezes, os críticos dizem que as primeiras partes da Bíblia (Êxodo 20:5-6; 34:6-7, Números 14:18) retratam Deus como aquele que “visita a iniquidade dos pais nos filhos”, enquanto partes posteriores da Bíblia (Jeremias 31:29, Ezequiel 18:2; Jó 21:19) rejeita isso e ensina que “os filhos [não serão] condenados à morte por seu pais.” Mas esta maneira evolutiva de pensar sobre o desenvolvimento da doutrina bíblica não se encaixa nos textos. Há três problemas com este ponto de vista.

  1. Nos mesmos livros bíblicos você encontra os dois ângulos. Por exemplo, Deuteronômio 5:9-10 diz: “Eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. Mas em Deuteronômio 24:16 diz: “Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos, em lugar dos pais; cada qual será morto pelo seu pecado.” Ambas as perspectivas estão no mesmo livro. (Compare também Jeremias 32:17-18 com Jeremias 31:29).

  2. Não só isso, existem textos que descrevem o castigo de Deus, como devido a ambos os pecados, dos pais e dos filhos. Por exemplo, em Isaias 65:6b-7, Deus diz: “...eu pagarei, vingar-me-ei, totalmente, das vossas iniquidades e, juntamente, das iniquidades de vossos pais” (Veja também Levítico 26:39 e Jeremias 16:10-12).

  3. Mesmo nos primeiros textos que descrevem a visitação dos pecados dos pais nos filhos, os filhos são descritos como pessoas que se opõem a Deus e, portanto, são merecedores de castigo, e aqueles que continuam na herança da benção, serão vistos como guardiões da aliança. Por exemplo, Êxodo 20:5-6 diz: “porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.” (ver também Deuteronômio 5:9-10; 7:9). E o Salmo 103:17-18 diz: “Mas é de eternidade a eternidade a benignidade do Senhor sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos, sobre aqueles que guardam o seu pacto, e sobre os que se lembram dos seus preceitos para os cumprirem.”

Que conclusões devemos tirar dessas observações?

  1. A visitação dos pecados dos pais sobre os filhos não é uma simples punição de crianças inocentes por conta do que os pais fizeram. Os próprios filhos são vistos como pecaminosos e rebeldes porque o mesmo pecado dos pais é exercitado em suas vidas. Veja os três pontos acima.

  2. Existem dois tipos de efeitos dos pecados dos pais na vida dos filhos: um é a rebelião contra Deus; o outro é a calamidade do juízo que Deus traz sobre os filhos. Não nos é dito como essa condição rebelde é passada ou “visitada” aos filhos. Deus tem o direito de punir os pais com calamidades que vem sobre os seus filhos, como diz em Jeremias 16:10-11 (“Por que pronuncia o Senhor sobre nós todo este grande mal?”... “Porquanto vossos pais me deixaram”), mas ele escolhe para fazer isso de uma maneira que se correlaciona justamente com a própria culpa dos filhos.

  3. Nada disso deveria fazer qualquer um se sentir preso ou sem esperança por causa dos pecados de seus pais. Em Ezequiel 33:14-15 diz: “Ademais, quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar a retidão ... certamente viverá, não morrerá.” O sangue de Jesus vence todo o pecado e julgamento para aqueles que acreditam.

  4. E ninguém que tem um filho que se torna mal e abandona o caminho da justiça, deve sentir que é tudo culpa sua. Em Ezequiel 18:20 diz: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho.”

  5. Tudo isso deve fazer-nos intensamente comprometidos com a EDUCAÇÃO PARA A EXULTAÇÃO – em casa e na igreja. Grandes e duradouras coisas estão em jogo para as gerações futuras, não só por causa do que nós ensinamos, mas também por causa do que somos.

Tremendo de alegria no perdão de Jesus,

Pastor John.

Originalmente publicado como: "Does God "Visit the Sins of the Fathers on the Children"?".
Traduzido por Valderir Júnior. Revisado por Felipe Cruz de Melo.
By John Piper. ©2013 Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org


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